segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Abertura Volva!!


VOLVA


“Cigarras no apocalipse
São poetas em desalinho
Gestados no ventre escuro
Ninfas subterrâneas
Emergem em canto e vôo
Ao som da trombeta
De um anjo sem olhos”  (Bárbara Lia)


“Ali estava eu, no melhor lugar do mundo, um útero macio e morno que me isolava de tudo mais, me protegia, me escondia”  (Anais Nin)


“Quero-me desperta
se ao útero da casa retorno
para tactear a diurna penumbra
das paredes.
Na pele dos dedos reviver a maciez
dos dias subterrâneos,
os momentos idos”  (Conceição Lima)


O Grupo Ovo tem como uma de suas principais inquietações  o universo feminino: os mistérios de seu corpo e da sua subjetividade. E nada é mais instigante para uma pesquisa estética, do que o rito de passagem. Volver ao local de origem da vida, a experiência única,  sentir-se aconchegado, e finalmente vir para a luz, é o convite para essa viagem inusitada que nos fazem as artistas Andrea Nardi, Eleonora Gomes, Lourdes Duarte, Milena Costa e Raquel Camacho. 


                                                  (Izabel Liviski - Agosto/2012)












Abertura Volva aconteceu nessa sexta feira, 
dia 17 no Museu Alfredo Andersen. 
Quem ainda não foi conferir, não pode perder! 
Ou melhor volver!!
Serviço
Exposição: Volva de Andrea Nardi, Eleonora Gomes, Lourdes Duarte, Milena Costa e Raquel Camacho.
Abertura: 17.08. 2012 às 19h
Aberto de terça a sexta das 8:30h às 18:30h
Sábados e domingos das 10:00h às 18:00h
Exposição até dia 23 de setembro de 2012
Local: Museu Alfredo Andersen : Rua Mateus Leme, 336
Fone: 3222-82 62 ou 3323-5148


segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Mulheres no Andersen
A exposição Volva  acontece a partir do dia 17 de agosto no Museu Alfredo Andersen em Curitiba. As artistas Andrea Nardi, Eleonora Gomes, Lourdes Duarte, Milena Costa e Raquel Camacho ocupam um corredor do museu para criar um site-espeficif, isto é, um trabalho feito em um ambiente especifico. O lugar é todo tomado por pelúcia cor de rosa e se estreita. O visitante é convidado a atravessar esse corredor. O trabalho dialoga com a ideia de passagem do próprio local e com o feminino. As artistas são integrantes do Grupo Ovo, um grupo de discussão e ação de arte contemporânea. O grupo realiza encontros, disponibiliza em seu site entrevistas com artistas e promove ações de seus integrantes pela cidade e pelo blog http://grupoovo.blogspot.com.br/.
Serviço
Exposição: Volva de Andrea Nardi, Eleonora Gomes, Lourdes Duarte, Milena Costa e Raquel Camacho.
Abertura: 17.08. 2012 às 19h
Aberto de terça a sexta das 8:30h às 18:30h
Sábados e domingos das 10:00h às 18:00h
Exposição até dia 23 de setembro de 2012
Local: Museu Alfredo Andersen : Rua Mateus Leme, 336
Fone: 3222-82 62 ou 3323-5148

 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Exposição Unicidade e Movimento, de Francinete Alberton Men pesquisa a constituição da forma por meio da dança


A Galeria Ponto de Fuga apresenta entre os dias 18 de julho e 18 de agosto a exposição Unicidade e Movimento da artista visual Francinete Alberton Men. Esta é a primeira exposição individual da artista, a qual é formada em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).
A artista apresenta uma série de 12 trabalhos que possuem como referência central imagens de dança. Por meio da cor, Francinete busca a constituição da forma a partir do congelamento dos movimentos de  casais de bailarinos. A artista afirma que “não conseguimos mais ver dois dançarinos, mas, uma massa de pernas e braços que se movimenta tão intensamente que a nós parece uma única coisa”. O resultado são imagens vibrantes e coloridas, as quais nos transmitem uma sensação de alegria e liberdade por meio da poética do movimento.
A exposição fica aberta para o público até o dia 18 de agosto e pode ser visitada das 18 às 24horas de terça a sábado. A entrada é gratuita.

A artista

Francinete Alberton Men é bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP (2010). Atualmente está cursando a especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea, também na EMBAP.
Participou das exposições coletivas: Possíveis Conexões (2008 e 2010), realizadas no MAC – Museu de Arte Contemporânea do Paraná;  Carroussel du Louvre (2011), e Exposição Urbano (2012) na Galeria Ponto de Fuga.


Serviço

Galeria Ponto de Fuga (anexa ao Fidel bar)
Rua Jaime Reis, 320.
Abertura da exposição: dia 18 de julho às 19h.
Período de exposição: 18 de julho até 18 de agosto.
Funcionamento da galeria: de terça a sábado das 18h às 24h.

Contato: Milena Costa – (41) 91991040

Informações sobre a Galeria

A Galeria Ponto de Fuga é um espaço dedicado a exposição da produção de novos artistas e/ou de produções marginais realizadas por artistas reconhecidos pelo campo das artes. Privilegia-se a produção artística cujo suporte é o papel. Dessa forma, o eixo curatorial da galeria vai da fotografia, aos estudos, registros de processos de pesquisa em artes, desenhos, gravuras, dentre outras mídias.